Ilha Comprida

Ilha Comprida está localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, distante 230 km da capital. Todo o território da ilha fica em área de preservação ambiental, reunindo um preservado e variado ecossistema, com praias, dunas, mangue e restinga. Ela é rota migratória para diversas aves, algumas raras, além de ter diversos sítios arqueológicos e sambaquis.

Ilha Comprida é uma cidade desde 1991, quando foi emancipada de Iguape e Cananéia, e foi elevada a balneário em 1994. A ilha tem dois acessos: ao norte por uma ponte a partir de Iguape, e ao sul por balsa a partir de Cananéia.

Ilha Comprida tem 74 km de comprimento, o mesmo comprimento de sua praia que é voltada para o Oceano Atlântico e sem nenhuma separação física. A largura máxima da ilha é de 4 km. O lado voltado para o continente é banhado pelo Canal do Mar Pequeno, sem praias, que divide a ilha com as cidades de Iguape (norte) e Cananéia (sul).

A urbanização é mais intensa na região norte da ilha, principalmente no Boqueirão Norte, onde se concentra a maioria das opções comerciais e gastronômicas. Já o Boqueirão Sul, no extremo sul é o local mais urbanizado do centro-sul da ilha, mas mesmo assim é pouco ocupado.

A Ilha Comprida não possui prédios altos e a grande maioria das construções são casas de veraneio. Para hospedagem você encontra pousadas e campings.

Ilha Comprida conta com uma extensa praia de 74 km de comprimento, sem separações físicas e com características semelhantes. A praia tem um aspecto retilíneo, uma imensidão que se perde de vista.


História
O Início

No Brasil, a riqueza das regiões costeiras e o desafio de dominar o sertão povoado por índios e animais estranhos, mas repleto de madeiras nobres, ouro e pedras preciosas que poderiam ser transformadas em lucro levaram os primeiros colonizadores a estabelecer postos de fortificação e aldeamentos em pontos da costa.


Mestre Cosme Fernandes Pessoa ou Duarte Peres foi um destes colonizadores.


Era um homem letrado, falava bem, pois teria sido formado em Coimbra e com grande prestígio na Corte de D.Manuel, antes de cair em desgraça e ser degredado. O “Bacharel” chega à Ilha do Bom Abrigo, ao sul de Ilha Comprida, na Armada do Espanhol Américo Vespúcio. Explorando a região, “Bacharel” desembarca em Ilha Comprida, onde é aprisionado pelos índios Tupis.


Acaba ganhando a confiança deles e casa com a filha do cacique. Em 1531, a esquadra de Martim Afonso de Souza chega à Ilha do Bom Abrigo. O navegador Português, conhecendo Ilha Comprida, escolhe a Vila de Maratayama ou Vila dos Tupis, para ser a sede da primeira vila. O povoado de Maratayama permaneceu por cerca de 80 anos.


Por volta de 1534, chega à Ilha Comprida um refugiado espanhol, Rui Garcia de Mosquera, que constrói um forte que leva o seu nome, na Ponta de Trincheira, assim chamado pela natureza das operações de piratarias e saques que o aventureiro realizou com o seu amigo “Bacharel”. No início do século XVII, a Coroa Portuguesa divide suas terras através das “Cartas de Sesmarias”.


Novas vilas foram surgindo. Por volta de 1770, é fundada a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha. A vila chegou a ter Câmara e corpo de vereadores, igrejas e cemitérios. No começo do século XX, a Vila de Pedrinhas começou a ser formada através da pesca e do extrativismo. Em 1938, o território de Ilha Comprida é dividido em 70% para Iguape (45 Km) e 30% para Cananéia (29 Km). O desenvolvimento imobiliário se dá no início dos anos 50.


Em 1987, Ilha Comprida é declarada Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual. O movimento pela emancipação ganha força em 1990, com um grupo de pessoas buscando melhores condições a vila. Em 27 de outubro de 1991, o plebiscito dá a vitória com 87% dos votos à emancipação, que é promulgada em 5 de março de 1992, data oficial da fundação do município. Elevada à condição de Estância Balneária em 07 de dezembro do mesmo ano.


Denominações


A Ilha Comprida, ao longo de sua hístória, recebeu diversas denominações: Ilha do Mar, Ilha do Mar Pequeno, Ilha Grande da Costa do Mar, Ilha do Candapuí e Ilha Branca. Ilha Comprida é como foi batizada por seu extenso comprimento e largura reduzida. Não se tem conhecimento de dados oficiais que detalhem com exatidão a data do batismo.


Praias

A Ilha Comprida conta com 74 quilômetros de praias absolutamente livres da poluição. As dunas e a vegetação de restinga completam o cenário natural . No extremo sul, o Boqueirão Sul, há um autêntico espetáculo natural com a formação de pequenas piscinas de água salgada, milhares de aves e uma praia paradisíaca. Em muitos trechos, as praias são completamente desertas. Para quem gosta de agitação, há também quiosques, ilhas de lazer e muitas atividades nas praias mais movimentadas. A Ilha é mesmo especial por agradar a todos os gostos e idades.

LOCALIZAÇÃO DE PRAIAS E BALNEÁRIOS
Do Boqueirão Norte à Ponta da Praia
Praia do Encanto (Km 0) - Balneários Britânia e Samburá
Praia do Icaraí (Km 0,67) - Balneários São Martinho , Sarnambi, Marusca A e Icaraí de Iguape
Meu Recanto (Km 2,10) - Balneários Iguape, Meu Recanto, Adriana, Recanto da Pesca , Marisol e Carolina
Praia Mar Azul (Km 3,07) - Balneários Yemar, Porto Velho II, Maria de Lourdes, Xandu, Wikiki, Márcia, Mar e Luz, Mar Azul, Redentor, Sunset, Recanto Adrimar e Jamaica
Ponta da Praia (Km 10,34) - Balneários Saveiros, Mares do Pontal, Ponta da Praia e Recanto Ana Cristina

Do Boqueirão á Ponta de Trincheira
Praia do Encanto (Km 0) - Balneários Monte Carlo, Di Franco, Pres. Kennedy, Leão de Iguape, Bermudas, Volpara, Marambaia, Atlântico, Cláudia Mara, Flor de Iguape, Ancarpe e Sete de Setembro .
Praia das Garças (Km 3,7) - Balneários Vila Real, Vila Félice, Marilena, Canadá, Terraças, Curitiba, Vitória, Cativeiras, Júlia Fortes e Jardim Lusitano
Praia de Maratayama (Km 9,1) - Balneários Jardim Portugal, Jardim Primavera, Dois Mares, Cigarras, Aragarças e São Januário
Praia Samambaias (Km 12,20) - Balneários Santa Mônica, Mares do Sul, Patropi, Três Poderes, Brisa do Mar, Recanto do Pescador, Belo Mar, Ilha do Sol, Samambaia, Luis Antônio, Praia Encantada, São Carlos, Nova Capri, Jardim Tropical I e II
Praia do Viareggio (Km 15) - Balneários Estrela Dalva, Brasília, P das Flores, Ipanema I e II, Estrela, Feitiço do Mar, Guarapuava, Sinfonia do Mar e Viaréggio
Praia do Castelo (Km 17,60) - Balneários Mar Limpo, Janaina II, Diamante, Rec Janaina, Praia do castelo, Vila Nova, Jd Imperador, Barão de Jundiaí e Jardim Lucimar
Praia Ponta Grossa (Km 19,75) - Balneários Monte Alegre, Lilian, Jd Colonial, Bahamas, Costa do Marfim, Cidade de Deus I e II, Eldorado I e II, Praia São Vicente, Praia Iguaçu, Iracema e Praia Clube.
Praia Ubatuba (Km 22,85) - Balneários P. Azul do Atlântico , Andorinha e Andorinha I, Portal da Ilha, Itapuã, Jd da Ilha, Barão de Itararé, Jd Nova Tóquio, R Carmelita e Ubatuba.
Praia das Pedrinhas (Km 25,85) - Balneários Jardim América I e II, dos Pescadores, Mar del Plata, Pago Pago e Pedrinhas
Praia Costa do Sol (Km 28,9) - Balneário Credianópolis
Praia Juruvaúva (Km 31,35) - Balneários Jd Mirabela, Recanto Dr. José Landulfo, Sítio do Sapé, Cidade Oriental , Costa do Mar e Maresol
Praia Costa Linda (Km 34,55) - Balneários Cristina e Cristina/ Beira Mar
Praia dos Papagaios (Km 36,85) - Balneários Costa do Topázio e Ancoradouro
Praia Boa Vista (Km 39,25) - Balneários Gisele IV, Gisele III, Gisele II, Matia Alice e Costa Real
Praia Céu Azul (Km 41,75) - Balneários Céu Azul, Costa do Sol, Ouro Azul I e II, Vila Rica, Costa e Imperial
Praia Ponta da Trincheira (Km 45,20) - Balneários Cananéia, Park, Jd América, Barra do Perequê, Jd. Europa, Marlin Cananéia, Pouso Alegre e Portal Trincheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário